O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) assusta muitos pais, mas não é preciso desesperar-se. Com paciência, tratamentos, terapias e acompanhamento ele pode ser superado.
Definido pela área médica como um transtorno neurobiológico, apresenta como sintomas a desatenção e hiperatividade. É considerado muticausal, tendo como principal causa uma disfunção nos neurotransmissores dopamina e noradrenalina responsáveis pelos processos de atenção e impulso motor.
O diagnóstico é comportamental, avaliado pelo questionário DSM IV aplicado por agentes de saúde (psicólogos e médicos).
Tratamento não medicamentoso é realizado através de terapias multidiciplinares envolvendo diversos profissionais como pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos.
Tratamento medicamento, quando há necessidade, é feito com Metilfenidato (comercializado como Ritalina), a prescrição é realizada apenas por médicos.
"Os estudos e as dificuldades de aprendizagem"
A criança com TDAH não aprende?
Aprende sim, porém o processo de aprendizagem pode ser um pouco mais demorado, devido a agitação ou baixa concentração da criança.
Para auxiliar e ajudar a criança nos estudos estabeleça cronogramas de atividades, roteiro de estudos e ambiente adequado livre de excesso de informação.
De preferência a atividades de curta duração, incentive a produção de resumos e resenhas, utilize jogos, cruzadinhas e materiais concretos, dessa maneira a aprendizagem pode ser facilitada.
(Cléia Alves Pereira- Pedagoga)
Mais informações sobre TDAH
http://www.tdah.org.br/
Olá!!!! muito legal esse artigo sobre TDAH. Ano passado eu tive um aluno com TDAH e, posso dizer que, realmente a aprendizagem dele era mais lenta que os outros, mas ele era uma criança muito esperta e, com um pouquinho de atenção e atividades extras ele se saiu muito bem!
ResponderExcluir