O que é o TDAH?

O que é o tão temido e falado TDAH?

TDAH

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico (reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde) de causas genéticas  que ocorre em cerca de 3% a 5% da população mundial, surgindo na infância e frequentemente acompanhando o indivíduo por toda a vida.

Tem como sintomas a desatenção e a hiperatividade-impulsividade. Crianças com TDAH costumam ser tida como "avoadas" e inquietas, com dificuldade constante de manter a concentração num determinado assunto/atividade por um longo intervalo de tempo, distraindo-se facilmente e demonstrando grande agitação (não para quieto por muito tempo, com os membros sempre em movimento, mesmo sentado). Frequentemente têm dificuldades com regras e limites.

Distingue-se em três subtipos: Predominante Desatento, Predominante Hiperativo, Desatento e Hiperativo.

TDAH - Qual sua causa e diagnóstico?

Causa

Alteração no funcionamento dos neurotransmissores (sistemas de substâncias químicas) dopamina e noradrenalina, responsáveis pela inibição do comportamento e pela capacidade de prestar atenção.

Diagnóstico

É feito por profissionais da saúde (neurologistas, psiquiatras, pediatras), com base no questionário DSM-V criado pela Associação Americana de Psiquiátrica. Esse questionário contém perguntas referentes a situações em que o paciente apresenta ou não desatenção e agitação - por exemplo: se não consegue prestar muita atenção a detalhes, se comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas, se remexe muito na cadeira, etc.

Qual o tratamento para o TDAH?

Tratamento

Pode ser medicamentoso, com uso mais comum de Metilfenidato (comercializado como Ritalina), ou não medicamentoso, com terapias psicológicas, psicopedagógicas, fonoaudiologias.

Um bom trabalho pedagógico direcionado ajuda a melhorar a aprendizagem das crianças e adolescentes com TDAH. Não está listado como tratamento, mas, quando o TDAH está atrapalhando a aprendizagem, cabe ao professor saber adequar suas metodologias para sanar as dificuldades apresentadas pelo aluno. A medicação melhora a concentração e o comportamento, mas não garante a aprendizagem, já que esta provem das metodologias educacionais. Quem melhor para buscar metodologias de ensino do que o professor?

Dicas para lidar com o TDAH

Dicas

  • ser paciente e tentar entender o que está acontecendo com o filho/aluno;
  • não abandonar o aluno, em momento algum, num canto da sala;
  • não desistir do seu filho;
  • confiar no progresso do filho/aluno;
  • é fundamental que se ajude a criança/adolescente com TDAH a se organizar - para isso agendas e murais de atividades/horários no quarto são bem vindos;
  • estabelecer regras e limites em casa  e na escola;
  • atividades com menor duração que despertem a atenção da criança/adolescente;
  • fazer pequenas anotações/ilustrações do que foi ensinado na escola facilita a compreensão, diminuindo o risco da desistência do estudo no caso de textos extensos;
  • estimulá-lo a tentar fazer as tarefas até o final;
  • parabenizar pelo esforço;
  • fazer com que participe das atividades, oralmente, questionando;
  • buscar atividades extras (esportivas) para gastarem a energia quando o problema for a hiperatividade;
  • no caso da desatenção, promover atividades que exijam concentração e busca por estratégias são boas alternativas. O xadrez é um bom exemplo!



REFERÊNCIAS:


Rohde, L.A. et al., Transtorno do deficit de atenção/hiperatividade na infância e adolescência: considerações clínicas e terapêuticas. Rev. Psiq.Clin. 2004

Mattos, P. No mundo da Lua: Perguntas e respostas sobre transtorno de Defict de atenção com hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. 7ªed São Paulo : Lemos editorial, 2007.

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