A LIÇÃO DE CASA é uma extensão das atividades e conteúdos ensinados na sala de aula, por tanto deve ser levada em consideração pelos professores e pais, principalmente pelo o primeiro, para que não cometa o erro de passar tarefas para casa apenas com o intuito de ocupar o tempo do aluno, essas tarefas devem ser relacionadas as atividades diárias da sala de aula, de modo interessante e criativo como uma pesquisa, uma entrevista..., de modo que ajude o aluno a compreender melhor, individualmente e com autonomia os assuntos dados na sala de aula.
Para que o aluno tenha prazer em fazer as tarefas e não as encarem como um castigo- pois vai ocupar o tempo que ele teria para descansar, brincar, jogar vídeo game- a lição de casa deve ser prática, investigativa, algo que faça o aluno se interessar em estudar mais sobre um determinado assunto, e não apenas cópias maçantes de livros didáticos, e repetições de exercícios já feitos diversas vezes em sala de aula.
Os alunos que fazem as atividades extra classe, como mais uma forma de aprendizado e não como uma “tortura”conseqüentemente atingem melhores resultados nas atividades de sala.
Aos professores: Numa sociedade tecnológica é preciso inovar para poder competir sem perdas com os vídeo games e outros aparelhos interativos. Ao elaborar uma tarefa para casa verifique se ela aborda o necessário para que seus alunos compreendam com clareza o conhecimento no qual se deseja transmitir, criando estratégias para propiciar um melhor aprendizado para o aluno.
Aos pais: Dediquem um pouco do seu tempo para as atividades de casa de seu filho, ou busquem auxílios e orientações caso ele esteja com dificuldades na realização destas. Essa dedicação é fundamental para o desenvolvimento dele no processo educacional.
Aos alunos: dicas para realização de tarefas em casa
* procure um ambiente calmo e tranqüilo, onde não será incomodado;
* organize as lições de acordo com o grau de dificuldades e afinidades que você tenha com a matéria, colocando por ordem qual será realizada primeiro e as seguintes;
* comece pelas que você tem mais afinidade, ou pelas que sejam mais curtas, pois assim lhe sobrará mais tempo para a realização das mais difíceis, e que exijam maior dedicação, colagem, pintura....
* quando fizer pesquisas busque várias informações, não fique apenas com a primeira que encontrar- evite o “copie e cole”, ao fazermos reflexões sobre o que estamos procurando nos tornamos mais críticos sobre o assunto- faça uma comparação entre todas as informações achadas e selecione o que for mais significativo sobre o assunto pesquisado, de modo que a pesquisa fique clara e objetiva e não um amontoado de escritos sem sentido.
* tente realizá-las sozinho, pois essa é uma maneira de estudar os conteúdos vistos em sala de aula, mas não se preocupe em pedir auxilio quando encontrar dificuldades, as opiniões de outras pessoas também são importantes e ajudarão a sanar suas dúvidas.
Cléia Alves - Pedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário