Ensino de ciências no 9º ano fundamental

CIÊNCIAS OU MATEMÁTICA???


Fisica, quimica, biologia!!!

           Durante o Ensino Fundamental  no ensino de Ciências  os conteúdos  relacionam-se basicamente com as ciências da natureza e serão abordados separadamente em diciplinas - Biologia, Física e Química - no Ensino Médio, entretanto no 9º ano a matéria chamada de ciências rompe bruscamente com os conteúdos estudados até então e os alunos são apresentados às temidas FÍSICA e QUÍMICA, bom a maneira como esses conteúdos vem sendo abordados nas redes de ensino, públicas ou privadas, pode gerar traumas e rejeição por parte do aluno, uma vez que as escolas e livros didáticos mudam o titulo da matéria sem explicar ou fazer relações que auxiliem os alunos a interligar a "CIÊNCIA" - natureza e suas relações,  ensinada até o 8º ano com a "CIÊNCIA" - química e física, ensinada no 9º ano.
            A complexidade dessas áreas do ensino de ciências são evidentes, os conteúdos abordados envolvem cálculos e fórmulas cuja a compreensão e aprendizagem dependem diretamente do ensino de matemática, o aluno que apresenta dificuladades em matemática poderá passar apresentar dificuldades em ciências mesmo que compreenda toda a teoria e conceitos químicos e/ou físicos envolvidos nas atividades.

          Para amenizar o sofrimento dos alunos, evitar o desinteresse e aumento do estress,  e despertar o interesse que favorece a aprendizagem, o professor e profissionais envolvidos no processo de ensino devem abordar os temas de modo que o aluno encontre relação dos conteúdos com os estudados em anos anteriores e com seu cotidiano, dessa maneira não haverá uma ruptura e o aluno poderá compreender que a disciplina que conheciam não foi modificada  apenas está lhe apresentando novos conceitos, tão interressantes quanto os já abordados em anos anteriores.

        
           Quanto aos cálculos e fórmulas matemáticas que devem ser apresentados e estudados junto com os conceitos fisicos e químicos o professor precisa apresentar segurança e domínio matemático, desta forma o conteudo será apresentado com mais clareza facilitando o aprendizado do aluno.
          Não podemos deixar de considerar as habilidades matemáticas de cada aluno, essa relação pode tornar o ensino dos cálculos dificil para aqules que não gostam ou tem dificuldades ou ainda falta de conceitos matemáticos. Na falta de conceitos será necessário que haja uma interação maior entre os professores de ciências e matemática para que as necessidades de cada aluno possa ser atendida.

         
       A relação de Ensino- Aprendizagem deve ser uma relação prazeirosa, deve proporcinar boas experiências, e precisa ser contínua, não apenas cronológica, mas principlamente de assuntos, é certo que o aprendizado se torna mais fácil quando as relações entre os temas são claras, porque assim o aluno vai ligando um assunto ao outro e cria uma "teia" de informação que pode ser acessada quando ele precisa aplicar o conteúdo armazenado.
         Reconheço que preparar aulas, cursos e curriculos que permitam essa formação de "teia de informação" é bastante trabalhosa e complicada, demanda tempo, conciliação entre os envolvidos no processo de ensino, adoção de livros e materias adequados, e por fim uma reforma curricular. Um professor sozinho não pode modificar todas essas estruturas, mas pode preparar boas aulas e amenizar o impacto das transições e mudanças das disciplinas ao longo dos anos escolares.




Dedicar-se a buscar novas maneiras de ensinar, integrando as disciplinas e mostrando que uma complementa a outra, facilitará a aprendizagem do aluno e a relação destas com o cotidiano.


Iva Alves - Bióloga-UFU/MG 







   

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