Que o Brasil é um dos maiores em biodiversidade do mundo não novidade pra ninguém, estima-se que a biodiversidade existente no Brasil represente cerca de 20% de tudo o que há de vida no planeta, o problema é que a maior parte desta diversidade ainda não é conhecida ou descrita pela ciência e ainda o que é conhecido é pouco divulgado.
Como valorizar o desconhecido é tarefa muito difícil a degradação de áreas naturais no Brasil é uma realidade muito presente na nossa sociedade, entretanto a intenção de post não é pedir que o leitor se torne um ativista em defesa das causas ambientais, queremos apenas mostrar um pouquinho de Brasil e sua rica biodiversidade natural.
Vamos começar falando em Cerrado, este bioma tem cerca de 33% da biodiversidade do país, sendo portanto a savana mais rica do mundo em espécies. Apresenta um extenso complexo hidrográfico, em seu entorno são formadoras de 3 bacias hidrográficas: Bacia do Tocantins, Bacia do Araguaia e Bacia do São Francisco.
Localizado na região central do país ocupa em torno de 25% do território nacional.
Conhecido popularmente por suas árvores de galhos tortuosos, casaca grossa e de pequeno porte, suas fitofisonomias abrigam cores e formas exuberantes que cativa a fauna local. No Guia de Campo "Frutos e Sementes do Cerrado Atrativos para Fauna" (Marcelo Kuhlmann Peres) publicado este ano, mostra um pouco desta relação vital entre fauna e flora.
(Foto capa do livro)
O livro inclui a descrição de 150 espécies do bioma Cerrado que produzem frutos e sementes atrativos para a fauna, com mais de 1.300 fotos impressas em alta qualidade, detalhando-se suas principais características morfológicas, época de maturação dos frutos, ambientes de ocorrência, animais atraídos, principais formas de uso e germinação.(sinopse do livro)
Você pode encontrar mais informações sobre este guia no site Frutos Atrativos do Cerrado.
Deixo aqui um pouquinho do vi em uma área de cerrado ao norte de Minas Gerais
Informe-se, conheça, aprecie!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário