Ele era o caçula dos onze filhos de uma família de tradição militar, seu pai e vários de seus irmãos eram soldados. Frequentou seminário jesuíta em Amiens volta de 1756,serviu ao exército francês em 1761. Foi funcionário do banco em Paris por um tempo, até começar a estudar medicina e botânica.
Em 1778, seu livro sobre as plantas da França, Flore Française, foi publicado com grande sucesso.
Naturalista francês conhecido como Lamarck, foi autor da famosa teoria evolucionista, pré Darviniana, proposta no século XIX.
As premissas desta teoria fundamentam-se em:
1- Lei do Uso e desuso - Em resumo as características de um ser vivo podem se alterar de acordo com o grau de uso.
2- Lei da transmissão dos carácteres adquiridos: Segundo esta premissa todas as modificações sofridas pelo ser vivo seriam passadas aos seus descendentes.
O exemplo mais conhecido e usado em livros didáticos é o clássico crescimento do pescoço das girafas, de acordo com as suposições elas teriam alongado seus pescoços tentando alcançar as folhas de acácia mais altas e depois disto todos os seus filhotes nasceram de pescoço longo como os que conhecemos hoje.
Na teoria de Lamarck o meio é o agente causador das mudanças, ou seja, as características aparecem de acordo com a necessidade de adaptação de cada espécie.
Frases como: "As bactérias criam resistência ao antibiótico" - tem fundamentalmente a essência da teoria lamarckista, pois sugere que a bactéria se alterou para sobreviver ao antibiótico.
As ideias de Lamarck começaram a ser deixadas de lado após o surgimento de novas ideias, entre elas a de seleção Natural amplamente difundida pelos trabalhos de Darwin, no qual o meio ambiente é definido como agente seletor de características, elas aprecem e são selecionadas de acordo como o meio onde estão inseridas.
Apesar de sua contribuições para a ciência, em especial nos estudo botânicos e de invertebrados, Lamarck não teve grande reconhecimento científico e hoje seu nome é quase um antônimo de Darwin e sua teoria evolucionista é vista apenas como equivocada.
Para mais informações sobre a obra e vida de Lamarck : www.victorianweb.org/science/
Apesar de sua teoria ser vista hoje como equivocada Lamarck teve sua importância para ciência, pois tentava como todo cientista entender os acontecimentos ao seu redor. Mas é muito importante mostrar para os alunos as diferenças entre Lamarck e Darwin, principalmente no que se diz respeito a Lei da transmissão dos carácteres adquirido, se não vão achar que os músculos que adquirem na academia vão passar para seus filhos.
ResponderExcluir